mércores, 26 de xuño de 2013

Gerações Curtas (José Vieira Mendes, 2012)



Documental do crítico e xornalista José Vieira Mendes que repasa o papel do Curtas de Vila do Conde no cinema portugués dos últimos vinte anos. Entre os numerosos entrevistados, Miguel Gomes, Sandro Aguilar, Luís Urbano, João Pedro Rodrigues, João Nicolau, os responsábeis do Curtas (Miguel Dias, Mario Micaelo, Dario Oliveira, Nuno Rodrigues, Hugo Ramos), Salette Ramalho (Agencia da Curta Metragem), Miguel Valverde (Indielisboa), Augusto M. Seabra, João Garção Borges (Onda curta)... Produción: João Figueiras, Blackmaria.

Num artigo do 'Público' de 31/10/99, intitulado, 'Saudações às Gerações Curtas', o crítico e ensaísta Augusto M. Seabra, referenciava o aparecimento de uma onda de jovens realizadores portugueses, que ao longo da década de 90 (coincidente com o nascimento do 'Curtas de Vila do Conde'), inundou o panorama cinematográfico nacional, com uma série invulgar de filmes em formato de curta- metragem. Este documentário é uma viagem de reflexão sobre os 20 Anos do 'Curtas de Vila do Conde', que inaugurou uma nova era dos festivais cinema portugueses e sobre a possibilidade ou não da existência dessa(s) 'Gerações Curtas'. Não é uma homenagem, nem uma encomenda directa do 'Curtas'. É sobretudo, um olhar jornalistico para um período muito rico da produção nacional, ao nível da curta-metragem. Período esse, fundamental para o prestígio e para os prémios que têm ganho, uma série de realizadores e filmes portugueses, nos grandes festivais internacionais. Na verdade, quase todos passaram inevitavelmente por Vila do Conde. (José Vieira Mendes)

1 comentario:

  1. Clarificador e didáctivo documental, este do "Zé" Vieira Mendes. Dende a perspectiva galega, é especialmente interesante salientar a decisiva importancia que tivo a aparición dunha liña de axudas públicas á creación de curtas no acceso ao cinema dunha nova xeración de autores, empezando por Miguel Gomes. Que fose un artigo nun xornal, o Público, o que puxese nome a esa xeración (ou non) de cineastas tamén me resulta vagamente familiar...

    ResponderEliminar